SÃO PAULO | ZÜRICH

 
SÃO PAULO | ZÜRICH

Paulo Lobo

PAULO LOBO

São Paulo – São Paulo, Brasil – 1990
Vive e trabalha em São Paulo e Itatiba, Brasil

Paulo Lobo (1990, SP, Brasil) se formou em artes visuais pela FAAP em 2015, trabalhou como assistente do artista Nuno Ramos de 2015-2017, com o qual realizou 3 grandes exposições, Houyhnhnms (Estação Pinacoteca 2015), O direito a preguiça (CCBB BH 2016) e O Globo da morte de tudo (Sesc Pompeia 2016). Fundou o ateliê São em 2017 no bairro do Cambuci, na cidade de São Paulo, onde nos primeiros 3 anos de atividade focou em desenvolver seu trabalho autoral. Hoje o ateliê  conta com 11 artistas dividindo o espaço de 700m2. Em 2018 fez assistência para a artista Janaina Tschape em um mural de 3000x1500cm para o Sesc Guarulhos. Em 2020 mudou-se para Itatiba onde iniciou a construção de um novo modo de trabalho: ao ar livre, onde a exploração de escalas, formas e interações proposta no galpão do Cambuci é ampliada na busca de outros limites.

Em 2020 também concorreu como vereador para a cidade de São Paulo pelo partido Rede Sustentabilidade, com o foco em política ambiental e reflorestamento. No mesmo ano iniciou o projeto da dramaturgia Um Pássaro Canta, finalizado e impresso em 2021. O livro traz cinco dramaturgias que partem de séries visuais desenvolvidas pelo artista nos últimos anos de trabalho no ateliê São. Atualmente, o artista se divide entre o ateliê São na cidade de São Paulo e o ateliê Chão em Itatiba. Dentre seus trabalhos destacam-se a coletiva Do sagrado e do profano, na galeria Karla Osório, em Brasília (Junho/2021) e o lançamento da sua primeira publicação Um Pássaro Canta no espaço independente Olhão em São Paulo.

Com uma pesquisa multidisciplinar, Paulo Lobo parte da sua relação com o suporte da pintura para adentrar e explorar os campos da escultura, literatura, vídeo, ação e fotografia dentro das suas potências de construção conjunta e da possibilidade política do contato entre eles.

 

Saiba mais sobre o artista
[Site]     [Textos críticos]     [Instagram]

 

0000