NOVAS REPRESENTAÇÕES

NOVAS REPRESENTAÇÕES
Rafael Kamada

Novas Representações

Gê Viana, Gervane de Paula, Panmela Castro e Shizue Sakamoto

02 Dez – 20 Dez 2019

Abertura
30 Nov, 11h–15h


Galeria Kogan Amaro
Alameda Franca, 1054
Jardim Paulista, São Paulo, SP

A Kogan Amaro tem o prazer de reunir em seu mezanino obras de quatro artistas que, durante o segundo semestre deste ano, foram convidados a integrar o time da galeria. São eles: Gê Viana, Gervane de Paula, Panmela Castro e Shizue Sakamoto. 

Em comum, são donos de uma linguagem reconhecível e autoral, além de profundos pesquisadores de seus respectivos segmentos, seja o estudo de cores, o ativismo social ou a cultura popular. Nascidos no Brasil, cada qual em uma cidade distinta de nosso País, esses nomes reforçam o posicionamento da Kogan Amaro na busca da representatividade de distintos segmentos da arte contemporânea atual.

Concentrada nos segmentos sociais marginalizados, a exemplo dos indígenas, de pessoas negras, das mulheres e do universo LGBTI, a maranhense Gê Viana cria a partir de fotomontagens e fotoperformances em experimentos de intervenção urbana e rural. Seu ativismo social muito dialoga com o trabalho da carioca Panmela Castro. Originalmente grafiteira do subúrbio do Rio, interessou-se pelo diálogo que seu corpo feminino marginalizado estabelecia com a urbe, dedicando-se a construir performances a partir de experiências pessoais. 

Parte da Geração 80, o matogrossense Gervane de Paula plasma em sua obra um retrato interessante do meio em que vive, habitado por três ecossistemas (cerrado, floresta e Pantanal), forte em cultura popular e religiosa, além de palco para a violência urbana em suas várias formas. Já Shizue Sakamoto leva para as telas um estudo minucioso de cores, que dá origem a uma produção espiritual e que reverencia a luz. Um conjunto de artistas potentes que fortalecem nossa cultura e raízes.


Ana Carolina Ralston
Curadora