Menu Close

Dentro e fora, de Pedro Cupertino | 2016

Dentro e fora – manobras entre skate e arte nos autorretratos

Pedro Cupertino

A presente pesquisa busca analisar e compreender as relações entre arte e skate, a partir de um estudo de caso específico, dos autorretratos de Fabiano Rodrigues, artista-skatista que, desde 2010, explora a relação entre o corpo, a prática do skate e a arquitetura dos centros urbanos. Fabiano retrata a si mesmo em movimento, capturando o clímax de sua performance pelo registro fotográfico.

Os locais de ação são reconhecidos pela sua arquitetura histórica, sua funcionalidade expositivo-museológica e também pelo caráter proibitivo do uso do skate em seu interior e seu entorno, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA), procurando transferir, assim, um pretendido caráter transgressor do trabalho do artista para as instituições.

A pesquisa, partindo do projeto intitulado The Self Portrait Project, de autoria do artista, problematiza o imbricamento entre skate e fotografia, assim como, as intenções das instituições museológicas expositivas ao trazer para dentro um componente de fora.

Clique aqui e veja o estudo na íntegra.