SÃO PAULO | ZÜRICH

 
SÃO PAULO | ZÜRICH

Skateboard Help

Skateboard Help
Beatriz Sant'Ana

Skateboard Help

O skate entrou na vida do artista paulista Fabiano Rodrigues há 30 anos, dos quais 15 deles foram dedicados ao esporte de forma profissional. Foi justamente observando os fotógrafos que registravam suas manobras que passou a se interessar pelo gênero artístico, que hoje lhe rende reconhecimento nacional e internacional.

Entre as obras de sua autoria que fazem parte de ótimas coleções no Brasil e no exterior, está um shape de skate, produzido por ele, é parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A aquisição feita pela instituição em 2012, durante a gestão de Ivo Mesquita, o mote de um projeto que finalmente sai do papel e ganha fôlego, com o apoio da Galeria Kogan Amaro (@galeriakoganamaro).

Skateboard Help (@skateboardhelp) é uma plataforma criada em parceria entre o artista, a galeria paulistana e a ONG social Skate (@ongsocialskate), liderada pelo skatista e ativista Sandro Testinha Soares, que, através do skate, promove a inserção social de crianças das redondezas de Poá, extrema zona leste de São Paulo. A cada fim de semana, ele e a pedagoga Leila Vieira, oferecem café da manhã, lanche da tarde e aulas do esporte para mais de 50 jovens.

O projeto visa convidar artistas e entusiastas do esporte a estampar o seu trabalho em uma série limitada de 25 peças de shape de skate, onde 20% do lucro vai diretamente para ONG Social Skate. Todas as peças serão numeradas e assinadas, a um custo de R$ 600 (por peça) na Galeria Kogan Amaro.

A iniciativa faz referência ao bem-sucedido The Skateroom (@theskateroom), que comercializa múltiplos de grandes nomes da arte estampados em pranchas do esporte.

Nesta primeira edição, com o trabalho da série RATSREPUS de Fabiano Rodrigues e Akira Shiroma estampada nos shapes,100% do cachê do artista será doado para o projeto e a Ong Social Skate receberá então um total de 60%.

Ana Carolina Ralston
Diretora Artística

Fabiano Rodrigues (Santos, 1974) transita pela fotografia, colagem, videoarte e performance. Artista autodidata, Rodrigues explora em seu trabalho fotográfico a relação do próprio corpo com a arquitetura e paisagem de centros urbanos. O artista é vencedor do Prêmio Mundie de Fotografia em 2016; e duas vezes recebeu o Prêmio Aquisição da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2012 e 2013. Em 2017, entrou para o Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo. Já realizou exposições individuais na Casa Nova Arte Contemporânea (2016), SP; Pop Up Galeria Fita Tape (2015), RJ; Projeto Solo na SP-Arte/Foto (2012-2015); e Galeria Logo (2014); Galeria Andrea Rheder (2016); Galeria Kogan Amaro (2019). Fabiano já realizou exposições no Museu de Arte do Rio de Janeiro (2013-2014), Zacheta National Gallery Of Art, na Polônia (2013-2014), Museu de Arte de São Paulo (2013) e na Estação Pinacoteca (2012); SESC (2016); Centro Cultural São Paulo (2019).