SÃO PAULO | ZÜRICH

 
SÃO PAULO | ZÜRICH

Solzinho de Estela Sokol

Solzinho de Estela Sokol
Beatriz Sant'Ana

Solzinho

Projeto inédito de Estela Sokol instalado em Zurique, Suíça.

O projeto de Estela Sokol, “Solzinho”, consiste em uma escultura inédita concebida para ambiente externo da cidade de Zurich, na Suíça, dentro do programa “GASTRÄUME 2020″: Fasznierende Impulse (“Quartos de Hóspedes 2020”: Impulsos fascinantes), de arte urbana, criado pelo grupo de trabalho Arte no Espaço Público (AG KiöR). Na sua oitava edição, a exposição à céu aberto trás artistas como o espanhol Jacobo Castellano, o italiano Aldo Mozzini, os suíços Ugo Rondinone e Corina Rüegg, que dividem a cena da arte urbana na capital suíça com Estela Sokol.

A escultura foi instalada na praça Turbinemplatz, onde ficará em exposição de 27 de junho a 20 de Setembro, de 2020. Sua escala, material e peso dialogam diretamente com a cidade e sujeita as ações do tempo e da luz.

Sua forma de concreto, como o título anuncia, se assemelha a de um sol e uma meia lua que, à partir da interação de seus materiais, concreto “pigmentado” com fótons fotoluminescentes e latão, estabelecerá diferentes diálogos ao absorver e refletir com a energia da luz do sol e a iluminação noturna.

Sokol se apropria de formas elementares e presentes no imaginário das pessoas que circulam pelo lugar, as colocando em relação seja por justaposição, aproximação ou equilíbrio; tirando proveito das diferentes cores, tons e materialidades das coisas, de forma a aproxima-las aos objetos comuns da cidade e do mundo.