SÃO PAULO | ZÜRICH

 
SÃO PAULO | ZÜRICH

PATRICIA CARPARELLI

PATRICIA CARPARELLI
Zwei Arts

AMÔMETRO
PATRÍCIA CARPARELLI

24 julho – 10 agosto 2021
Curadoria por Fernanda Ingletto Vidigal


Galeria Kogan Amaro São Paulo
Alameda Franca, 1054
Jardim Paulista, São Paulo, SP

A LINGUAGEM DAS ÁGUAS
Aquarela, a água e a sua representatividade

Para poeta alemão Friedrich Schiller, na obra “Cartas Sobre a Educação Estética do Homem”, o verdadeiro artista consegue dar forma à  natureza, colocando-a à sua disposição – ao separar a matéria da forma, o exterior pode até atraí-la. Entretanto, por sua vez, o real artista “brinca” com a matéria, elevando sua existência quando a mantem do mesmo lado da beleza .

As aguas falam por si e, por meio da arte, a artista Patricia Carparelli usa a aquarela para revelar algo íntimo que não conhecia. Constrói relações com a cor, com o fundo, a mistura correta da água, as camadas de tecidos, o tempo materializado no gestual do desenho. No processo de pintura, Patricia  encontra este universo e preenche o vazio com a representação da agua e sua fluidez. Traz algo do seu subconsciente, de suas vivencias e experiências, sensações e o que fez sentido para a construção dessa grande aquarela – o imaterial que estava presente em algum lugar do passado, presente e futuro foi realizado e materializado. Entramos em um momento onde o espirito não pode ser entendido sem arte, e a alma não pode ser entendida sem sentimento. O sentimento nos dá o senso de proporções, validando algo que supúnhamos verdadeiro – a artista concretiza esse processo em seu trabalho, nos permitindo esse sentir. Por meio da forma, o artista concede expressão às leis do mundo espiritual , imprimindo na materia o formato que ela própria  quer ser utilizada”.

Neste site specific, Patricia Carparelli utiliza 110 metros de tecidos pintados, são ideias surgidas no universo lúdico , do brincar com a realidade e, ao ocupar o espaço fisico da galeria com cor, forma e movimento nos convida a invadir esse universo de sensações.

Fernanda Ingletto Vidigal
Curadora


 

Sobre o artista

São Paulo, 1980
Vive e trabalha em São Paulo

Patrícia Carparelli nasceu em 1980 e reside em São Paulo. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e faz pós-graduação em Arteterapia no Instituto Sedes Sapientiae, fazendo uso da técnica em suas obras. Duas de suas obras foram expostas no XXXII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo e ganharam pequena medalha de prata e pequena medalha de bronze. Entre suas exposições, estão PONTES Arte/Formatto – São Paulo (2017) e 50 Artistas – 2ª edição Arte/Formatto – São Paulo (2016).

 

 

LIVRO DE VISITANTE

DEIXAR UMA MENSAGEM AO ARTISTA

O seu e-mail não será publicado.

*

treze − cinco =