O sofrimento pelo belo, de Rejane Cintrão | 1999

O sofrimento pelo belo, de Rejane Cintrão | 1999
Zwei Arts

Fortuna Crítica
Nazareth Pacheco

Elogio do feminino, de Margarida Sant’Anna

Elogio do feminino, de Margarida Sant’Anna

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Entrevista para Regina Teixeira de Barros

Entrevista para Regina Teixeira de Barros

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O encantamento dolorido, de Miriam Chnaiderman | 2012

O encantamento dolorido, de Miriam Chnaiderman | 2012

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Fascículos de Arte Contemporânea, entrevista para Tadeu Chiarelli | 2001

Fascículos de Arte Contemporânea, entrevista para Tadeu Chiarelli | 2001

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Cristais de dor, de Paulo Cunha e Silva | 2000

Cristais de dor, de Paulo Cunha e Silva | 2000

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O corpo em construção, de Moacir dos Anjos | 1999

O corpo em construção, de Moacir dos Anjos | 1999

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Vestido de Baile, de Regina Teixeira de Barros | 1999

Vestido de Baile, de Regina Teixeira de Barros | 1999

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O sofrimento pelo belo, de Rejane Cintrão | 1999

O sofrimento pelo belo, de Rejane Cintrão | 1999

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Uma lógica do adorno, de Lissette Lagnado | 1998

Uma lógica do adorno, de Lissette Lagnado | 1998

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Uma realidade… dilacerante, de Tadeu Chiarelli | 1997

Uma realidade… dilacerante, de Tadeu Chiarelli | 1997

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O único, O mesmo, O A – Fundamento, de Maria Alice Milliet | 1996

O único, O mesmo, O A – Fundamento, de Maria Alice Milliet | 1996

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Nazareth Pacheco, de Regina Teixeira de Barros | 1996

Nazareth Pacheco, de Regina Teixeira de Barros | 1996

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Espelhos e sombras, de Aracy Amaral | 1994

Espelhos e sombras, de Aracy Amaral | 1994

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O corpo em construção, de Ivo Mesquita | 1993

O corpo em construção, de Ivo Mesquita | 1993

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O corpo como destino, de Maria Alice Milliet | 1993

O corpo como destino, de Maria Alice Milliet | 1993

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Entre o tato e a visão, de Elisabeth Leone | 1992-1993

Entre o tato e a visão, de Elisabeth Leone | 1992-1993

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Objetos dependentes, de Tadeu Chiarelli | 1990

Objetos dependentes, de Tadeu Chiarelli | 1990

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Os objetos de Nazareth Pacheco, de Stella Teixeira de Barros | 1989

Os objetos de Nazareth Pacheco, de Stella Teixeira de Barros | 1989

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O sofrimento pelo belo

Rejane Cintrão

Em 1993, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresentou a exposição “Espelhos e Sombras” *. Premonitória das tendências ocorrentes na arte brasileira desta década, reuniu trabalhos de uma nova geração questionando o corpo, a morte, a existência. Os trabalhos de Nazareth Pacheco integrantes desta notável exposição apontavam a futura produção da artista: dezenas de espéculos de acrílico transparente cartesianamente organizados (herança construtiva presente em vários artistas brasileiros) formavam um conjunto atraente por sua beleza. Até o espectador se dar conta do que eram e para que são utilizados…

A partir desta obra, Nazareth deu início a uma produção construída a partir de objetos ligados ao mundo feminino, sempre de maneira modular. Utilizando cristais e miçangas, realizou uma série de ornamentos e vestimentas, nas quais a sedução é inevitável, a exemplo do belíssimo vestido negro presente nesta exposição. Quando o vemos, o desejamos.

Mas a sedução tem um preço. Ao tocá-lo podemos nos ferir, pois entre os belos ornamentos encontram-se objetos extremamente cortantes: lâminas. A beleza se torna cruel…

O trabalho de Nazareth espelha a sociedade deste final de século: era de corpos esqueléticos resultantes de regimes intermináveis, de modelos que desfilam roupas que só elas podem usar, de infindáveis cirurgias buscando a eterna juventude. Há que sofrer belo…