Visita Guiada

Visita Guiada
Rafael Kamada

Quando um botânico visita uma exposição de arte…

Camila Rocha é paulistana, artista visual, viveu durante 13 anos na Turquia e está de volta ao Brasil, onde apresenta a mostra individual Cerne, na Galeria Kogan Amaro.
 
Inspirada pela ciência Botânica, Camila encontra nas plantas uma vasta fonte de pesquisa para seus trabalhos.
 
“No início do ano, a artista foi para o meio da Amazônia junto do biólogo Gilberto Castro e da ilustradora científica Dulce Nascimento. Navegou rios e igarapés por semanas, dentro de um barco-casa, e criou um estudo preciso das aparências da natureza – como que um resgate da prática dos observadores botânicos que saíam pelas matas copiando em suas aquarelas aquilo que podiam avistar. Sua expedição agora toma ares de pintura fantástica.  A primeira mostra individual da artista Camila Rocha na Galeria Kogan Amaro recria uma floresta misteriosa entre as paredes do espaço expositivo. Ganha vez um labirinto simbiótico de fauna e flora cheio de espécies de plantas-animais, meio répteis, meio anfíbios, e uma mata que se espalha por toda parte, em tipos botânicos exóticos, cipós e raízes fantasmagóricas. Seres que habitam uma selva densa, úmida e escura na qual o mais ruidoso são os bichos, os sons dos pássaros, dos insetos, mas também da própria água que corre. Nesse reino que não é nem animal nem vegetal, tudo parece ser uma coisa só, uma grande teia de diferentes matérias, formas, sentidos, corpos e matizes de verde. Onde um se alimenta do outro, formando uma cadeia de sobrevivência, em constante conexão e interdependência” (Trecho do texto de Ricardo Resende, curador da mostra).
 
A artista convida o Botânico Anderson Santos para conduzir uma visita guiada à exposição Cerne, onde juntos apresentarão aos visitantes os diferentes olhares, científico e artístico, sobre as obras de Camila.


Dia 17/10 • 19h
Galeria Kogan Amaro
Alameda Franca, 1054, Jardim Paulista
Entrada gratuita